Calamity, o jogo dos vírus.
O grande objetivo do jogo será dar a conhecer aos seus jogadores todos os vírus conhecidos pela humanidade.
A jogabilidade terá parecenças com o jogo *Pandemic*, sendo diferente o objetivo. Enquanto no *Pandemic* o objetivo passa por infetar o mundo, aqui o objetivo acaba por ser sempre curar o mundo.
Representando a OMS (Organização Mundial de Saúde), teremos de gerir surtos de vírus e tomar as devidas decisões de acordo com a particularidade do vírus em questão. Desta forma, os jogadores, passam a familiarizar-se com vários vírus e sobre o que fazer para cada um. Será também necessário decidir onde investir o dinheiro, seja na investigação, construção de laboratórios, hospitais, formação de profissionais de saúde, entre outros. A contar para o desenrolar do jogo, a população teria impacto com os seus impostos e com a sua revolta ou apoio às decisões do jogador.
A pensar no futuro, poder-se-ia atualizar os tipos de vírus com a nossa realidade.
Ter ajuda de alguém relacionado com a área da saúde seria uma grande mais valia.
Proposta de primeira fase para 2 semanas de muito trabalho :)
CALAMITY
O Jogo Dos Vírus
Browser game parece-me o ideal para isto.
Jogador faz registo, ou seleciona apenas um alias, e é lhe atribuído um pedaço de terra (poderá talvez escolher nível de dificuldade) e terá de cuidar da sua população.
Para ser concretizado, uma primeira fase, em menos de 2 semanas.
Parâmetros do país:
- Estado da população (saudáveis, a aguardar resultado do teste, infectados, recuperados e óbitos)
- Descontentamento da população
- Popularidade do regente do país (será o jogador)
- Tesouraria do país
- Nº de hospitais
- Nº de médicos
- Nº de laboratórios
- Nº de técnicos
- Nº de esquadras
- Nº de polícias
- Estado das fronteiras (abertas, condicionadas ou fechadas)
- Equipamento médico disponível
Parâmetros do vírus:
- Percentagem de infecciosidade
- Percentagem de letalidade
- Percentagem de severidade
- Como se propaga
- Sintomas
- Tipo de Contágio
- Grupo Etário
Objetivo do jogo:
- Conter a propagação do vírus
- Eliminar o vírus por completo
Prólogo:
O seu país acaba de ser infectado por um novo vírus desconhecido. Acabou de ser detectado no [norte/sul/etc] um caso positivo para este vírus.
O vírus tem o nome técnico de COVID-19 …(breve explicação do vírus)…
Terá de proteger a sua população e conter a propagação do vírus.
Opções do jogador:
(Devem variar consoante o estado do país do jogador)
- Fechar fronteiras
- Isolar infetados
- Investir em médicos
- Investir em laboratórios
- Investir em técnicos
- Ativar diferentes estados no país (estado de emergência, calamidade, outros)
- Isolar suspeitos de estarem infetados
- Fechar economia (total/parcialmente)
Com este jogo estaria-se a passar conhecimento sobre as características dos vírus e sobre o que fazer em diversas situações.
Seria dar a conhecer formas de reagir e lutar contra vírus conhecidos, e possíveis vírus que possam vir a aparecer no futuro.
< 2 semanas | 2 a 4 semanas | > 4 semanas |
---|---|---|
Para a concretização desta ideia são bem vindas, todas as opiniões, mas o essencial será investimento, mão de obra e conhecimento médico de forma a permitir a criação dos dados o mais correto possível; pois isto só faz sentido se as informações dos vírus retratadas no jogo forem corretas.