Como utilizar a plataforma e trazer riqueza à discussão
“To have a great idea, have a lot of them.” – Thomas A. Edison
Tudo começou porque houve uma pessoa que contactou outra, que entrou em contacto com outra, iniciando-se a propagação.
Podia ser uma descrição do início da pandemia que vivemos. Mas não. É o relato de como boas ideias também se podem tornar virais.
Assim nasceu o covid.pt, uma plataforma de ideação onde, juntos, encontramos soluções para os desafios que esta pandemia e a necessidade de isolamento nos estão a trazer. A plataforma é facilitada por uma equipa de voluntários que se está a propagar pela comunidade.
A sua utilização é simples. Na plataforma existe uma lista de desafios que representam problemas, para os quais são solicitadas ideias de como os resolver.
As ideias estão abertas a discussão. Cria-se a possibilidade de, em comunidade, contribuirmos com os nossos conhecimentos para as melhorar. Ou podemos simplesmente chamar à discussão alguém que achamos que pode ajudar a melhorar ou agilizar estas ideias.
Se tiveres uma ideia que não se encaixe em nenhum dos desafios identificados, não há problema. Podes sempre submetê-la neste desafio mais genérico.
Se quiseres sugerir um novo desafio, que possa dar origem a um bom brainstorming de ideias, podes fazê-lo aqui.
Já submeteste uma ideia. E agora?
Agora podes acompanhá-la e participar na discussão. Podes facilitar a discussão. Responde a comentários, pede feedback, marca comentários importantes como "contribuições significativas". E acima de tudo, vai melhorando a tua ideia à medida que recebes feedback (podes editar a ideia original com novas informações ou correcções).
Não tens nenhuma ideia?
Não há problema. Há várias ideias submetidas que podem ganhar muito com a tua contribuição. Podes comentar uma ideia, votar nela (porque o feedback é essencial para que o autor a melhore), podes facilitar relações (chama outro utilizador para a discussão ao referi-lo com @) e podes subscrever a ideia, na barra à direita, para seres informado se o autor a alterar.
Não tens a certeza se deves contribuir com a tua ideia?
Uma ideia não tem que estar perfeita ou concluída para ser submetida. Na pior hipótese recebes feedback, o que é bom! O importante é gerar conversa e discussão, já que todos os colaboradores têm algo de único a acrescentar. Ao receberes reações à tua ideia, podes repensá-la, reagir e melhorar a proposta de valor com base nos diferentes pontos de vista.
Devo submeter a minha ideia?
O objectivo do covid.pt? Que qualquer grupo de pessoas possa implementar estas ideias, materializando-as em algo real. Contamos já com um conjunto de parceiros dispostos a mobilizar meios para que tal aconteça e apelamos a mais particulares, organizações, entidades e ONG que se juntem a esta iniciativa. Vamos unir forças, experiências e recursos para alavancar estas ideias?
“The value of an idea lies in the using of it.” – Thomas A. Edison