×
Ideia i-197, versão 2

Calamity, o jogo dos vírus.

Protege o nosso mundo dos vírus. Representa a OMS (Organização Mundial de Saúde) e decide para onde devem ir os investimentos públicos (investigação, hospitais, formação de profissionais, etc...), enquanto tomas ações para proteger a população mundial.
Ideia de RTorres Ideia de + 1 coautor em ‎18/03/2020 15:14
Utilizadores anónimos não podem votar. Por favor, entre ou registe-se.
Quer ajudar RTorres a melhorar esta ideia?
discutir esta ideia
2
Contribuições significativas
Em desenvolvimento
Estatísticas da ideia
90
Visitas
0
Partilhas
Descrição

O grande objetivo do jogo será dar a conhecer aos seus jogadores todos os vírus conhecidos pela humanidade.

A jogabilidade terá parecenças com o jogo *Pandemic*, sendo diferente o objetivo. Enquanto no *Pandemic* o objetivo passa por infetar o mundo, aqui o objetivo acaba por ser sempre curar o mundo.

Representando a OMS (Organização Mundial de Saúde), teremos de gerir surtos de vírus e tomar as devidas decisões de acordo com a particularidade do vírus em questão. Desta forma, os jogadores, passam a familiarizar-se com vários vírus e sobre o que fazer para cada um. Será também necessário decidir onde investir o dinheiro, seja na investigação, construção de laboratórios, hospitais, formação de profissionais de saúde, entre outros. A contar para o desenrolar do jogo, a população teria impacto com os seus impostos e com a sua revolta ou apoio às decisões do jogador.

A pensar no futuro, poder-se-ia atualizar os tipos de vírus com a nossa realidade.

Ter ajuda de alguém relacionado com a área da saúde seria uma grande mais valia.

Proposta de primeira fase para 2 semanas de muito trabalho :)

CALAMITY

O Jogo Dos Vírus

Browser game parece-me o ideal para isto. 

Jogador faz registo, ou seleciona apenas um alias, e é lhe atribuído um pedaço de terra (poderá talvez escolher nível de dificuldade) e terá de cuidar da sua população.

Para ser concretizado, uma primeira fase, em menos de 2 semanas.


Parâmetros do país:

  • Estado da população  (saudáveis, a aguardar resultado do teste, infectados, recuperados e óbitos)
  • Descontentamento da população
  • Popularidade do regente do país (será o jogador)
  • Tesouraria do país
  • Nº de hospitais
  • Nº de médicos
  • Nº de laboratórios
  • Nº de técnicos
  • Nº de esquadras
  • Nº de polícias
  • Estado das fronteiras (abertas, condicionadas ou fechadas)
  • Equipamento médico disponível


Parâmetros do vírus:

  • Percentagem de infecciosidade
  • Percentagem de letalidade
  • Percentagem de severidade
  • Como se propaga
  • Sintomas
  • Tipo de Contágio
  • Grupo Etário


Objetivo do jogo:

  • Conter a propagação do vírus
  • Eliminar o vírus por completo


Prólogo:

O seu país acaba de ser infectado por um novo vírus desconhecido. Acabou de ser detectado no [norte/sul/etc] um caso positivo para este vírus. 

O vírus tem o nome técnico de  COVID-19 …(breve explicação do vírus)…

Terá de proteger a sua população e conter a propagação do vírus.


Opções do jogador:

 (Devem variar consoante o estado do país do jogador)

  • Fechar fronteiras
  • Isolar infetados
  • Investir em médicos
  • Investir em laboratórios
  • Investir em técnicos
  • Ativar diferentes estados no país (estado de emergência, calamidade, outros)
  • Isolar suspeitos de estarem infetados
  • Fechar economia (total/parcialmente)

Com este jogo estaria-se a passar conhecimento sobre as características dos vírus e sobre o que fazer em diversas situações.

Seria dar a conhecer formas de reagir e lutar contra vírus conhecidos, e possíveis vírus que possam vir a aparecer no futuro.

< 2 semanas 2 a 4 semanas > 4 semanas

Para a concretização desta ideia são bem vindas, todas as opiniões, mas o essencial será investimento, mão de obra e conhecimento médico de forma a permitir a criação dos dados o mais correto possível; pois isto só faz sentido se as informações dos vírus retratadas no jogo forem corretas.