Sobre o covid.pt

O covid.pt é uma resposta à seguinte questão que muitos de nós está a colocar neste momento difícil das nossas vidas:

Como podemos nós cidadãos, empresas e ONGs contribuir?

Muitos de nós estamos presos em casa, mas temos imensas ideias para resolver os desafios que estão a aparecer. Ou se calhar não temos ideias, mas somos bons a analisar as ideias dos outros e a propor melhorias. Ou talvez, tenhamos meios e recursos para investir, mas não sabemos onde ou como.

Esta plataforma é a possibilidade de aproveitar todo esse potencial inovador da sociedade portuguesa num processo colaborativo para encontrarmos e implementarmos soluções que façam a diferença na vida de quem mais precisa.

Procuramos soluções que não dependam nem sobrecarreguem o Estado neste momento difícil.


Como é que o covid.pt funciona?

  1. Existem DESAFIOS causados por esta crise, que vão sendo escolhidos pelos moderadores.

  2. Para cada DESAFIO qualquer pessoa pode propôr uma IDEIA.

  3. Qualquer pessoa pode comentar ou votar uma IDEIA para que ela se torne melhor e concretizável.

  4. Qualquer empresa ou grupo de pessoas pode agarrar numa IDEIA e concretizá-la, caso em que deverá entrar em contacto connosco (queroajudar@covid.pt) para que possamos ajudar e comunicar esse progresso.

O que o covid.pt não é

O covid.pt não é um concurso. As ideias não têm propriedade. É uma iniciativa que nasce acreditando que se todos nós dermos o nosso melhor e colaborarmos, todos ganhamos com isso.

Como surgiu o covid.pt?

Quando o COVID-19 atingiu Portugal e nos obrigou a isolarmo-nos em casa, muitos de nós começámos a pensar como é que podíamos contribuir para o esforço nacional durante a travessia da crise. Talvez sintas o mesmo, como é que eu posso ajudar fechado em casa?

Ao falarmos entre nós, descobrimos que as nossas três empresas (InnovationCast, Premium Minds e OutSystems) queriam utilizar o seu know how tecnológico para ajudar. E percebemos que o caminho mais inteligente seria envolver todos os interessados, tanto na identificação dos problemas que há para resolver, como nas ideias e na sua execução.

O lançamento da própria plataforma está a seguir o tipo de colaboração que esperamos que nasça do covid.pt. Pessoas com desafios a encontrar pessoas com ideias e que juntos encontrem ainda mais pessoas que possam ajudar a concretizá-las.

Queremos alargar esta parceria a todas as entidades interessadas em investir neste processo de inovação. A colaboração de empresas e ONGs será crucial para que as melhores ideias possam ser concretizadas em tempo recorde. Se fazes parte de uma empresa ou ONG e achas que a mesma está interessada em tornar-se nossa parceira, envia-nos um email para queroajudar@covid.pt


Estamos juntos, por Portugal.