Nota: a iniciativa covid.pt terminou dia 21 de Maio de 2020.
O covid.pt é uma resposta à seguinte questão que muitos de nós está a colocar neste momento difícil das nossas vidas:
Como podemos nós cidadãos, empresas e ONGs contribuir?
Muitos de nós estamos presos em casa, mas temos imensas ideias para resolver os desafios que estão a aparecer. Ou se calhar não temos ideias, mas somos bons a analisar as ideias dos outros e a propor melhorias. Ou talvez, tenhamos meios e recursos para investir, mas não sabemos onde ou como.
Esta plataforma é a possibilidade de aproveitar todo esse potencial inovador da sociedade portuguesa num processo colaborativo para encontrarmos e implementarmos soluções que façam a diferença na vida de quem mais precisa.
Procuramos soluções que não dependam nem sobrecarreguem o Estado neste momento difícil.
Como é que o covid.pt funciona?
- Existem DESAFIOS causados por esta crise, que vão sendo escolhidos pelos moderadores.
- Para cada DESAFIO qualquer pessoa pode propôr uma IDEIA.
- Qualquer pessoa pode comentar ou votar uma IDEIA para que ela se torne melhor e concretizável.
- Qualquer empresa ou grupo de pessoas pode agarrar numa IDEIA e concretizá-la, caso em que deverá entrar em contacto connosco (queroajudar@covid.pt) para que possamos ajudar e comunicar esse progresso.
O que o covid.pt não é
O covid.pt não é um concurso. As ideias não têm propriedade. É uma iniciativa que nasce acreditando que se todos nós dermos o nosso melhor e colaborarmos, todos ganhamos com isso.
Como surgiu o covid.pt?
Quando o COVID-19 atingiu Portugal e nos obrigou a isolarmo-nos em casa, muitos de nós começámos a pensar como é que podíamos contribuir para o esforço nacional durante a travessia da crise. Talvez sintas o mesmo, como é que eu posso ajudar fechado em casa?
Ao falarmos entre nós, descobrimos que as nossas três empresas (InnovationCast, Premium Minds e OutSystems) queriam utilizar o seu know how tecnológico para ajudar. E percebemos que o caminho mais inteligente seria envolver todos os interessados, tanto na identificação dos problemas que há para resolver, como nas ideias e na sua execução.
O lançamento da própria plataforma está a seguir o tipo de colaboração que esperamos que nasça do covid.pt. Pessoas com desafios a encontrar pessoas com ideias e que juntos encontrem ainda mais pessoas que possam ajudar a concretizá-las.
Queremos alargar esta parceria a todas as entidades interessadas em investir neste processo de inovação. A colaboração de empresas e ONGs será crucial para que as melhores ideias possam ser concretizadas em tempo recorde. Se fazes parte de uma empresa ou ONG e achas que a mesma está interessada em tornar-se nossa parceira, envia-nos um email para queroajudar@covid.pt.
Estamos juntos, por Portugal.