×
Ideia i-361, versão 1.2

Aulas transmitidas pela televisão/rádio

Aulas transmitidas pela televisão e rádios locais. Televisão nacional transmite aulas do programa nacional até ao 12º ano, pelo menos, e as rádios locais têm horas de resposta a dúvidas e até aulas, em determinados horários, dos professores locais para os respetivos alunos locais.
Ideia de João Reis Ideia de em ‎22/03/2020 22:31
Utilizadores anónimos não podem votar. Por favor, entre ou registe-se.
Quer ajudar João Reis a melhorar esta ideia?
discutir esta ideia
0
Contribuições significativas
Estatísticas da ideia
36
Visitas
1
Partilha
Descrição

Aulas transmitidas pela televisão e rádios locais. Televisão nacional transmite aulas do programa nacional até ao 12º ano, pelo menos, e as rádios locais têm horas de resposta a dúvidas colocadas pelos alunos locais, explicadas pelos professores locais, e até aulas, em determinados horários, para os alunos locais.

Existem mais pessoas que têm televisão e rádio que internet. Mas, mais que isso, esta ideia fará com que as pessoas mantenham a disciplina. Embora algumas aulas sejam feitas por videoconferência e, devido a esse facto, os estudantes tenham de organizar a sua agenda, as aulas transmitidas pela televisão e pela rádio têm a vantagem de poder controlar a rotina das pessoas, por exemplo, transmitindo disciplinas mais exigentes de manhã, de modo a "obrigar" os estudantes a acordar cedo e evitar a aquisição de maus hábitos. Uma ferramenta adicional para aumentar a taxa de assistência às aulas é implementar desafios que tenham de ser concluídos ou, pelo menos, efetuados na medida das capacidades do estudante num espaço de tempo curto, de modo a evitar o adiamento de tarefas.

Um fator talvez esquecido por alguns, é o facto de as rádios e mesmo os canais de televisão transmitirem em frequências diferentes, consoante a zona geográfica do retransmissor. Por exemplo - e estes valores são imaginados - a Antena 1 transmite em 100.8 Mhz em Lisboa e em 105.5 Mhz em Coimbra. Isto também pode ser efetuado na televisão digital terrestre (TDT). Este facto permite que as transmissões possam ser diferentes a nível local, mesmo para a mesma empresa de rádio ou televisão, adaptando assim as frequências com alcance meramente regional às entidades regionais, o que permite que, por exemplo, a mesma rádio de abrangência nacional transmita aulas da Universidade de coimbra em Coimbra e arredores e, simultaneamente, transmita aulas das várias faculdades do Porto na região do grande Porto. Esta sugestão é flexível, podendo também certas disciplinas, por exemplo do ensino oficial, até ao 12º ano, serem concebidas, disciplina a disciplina, por um colégio de professores dessa mesma disciplina. Uma consequência seria que todos os alunos do país teriam exatamente as mesmas aulas, sendo a matéria para os exames leccionada de igual modo, a nível nacional. Os professores locais poderiam dar explicações adicionais aos respetivos alunos, recebendo as dúvidas por email, telefone, papel depositado em determinada caixa, etc., e transmitindo as explicações, a todos os alunos, via rádio local, em dia e hora pré-determinados.

Adicionalmente, as rádios locais podem reservar tempo de antena para a transmissão de notícias importantes do concelho ou região da sua área de abrangência, especificamente relacionadas com a situação de emergência atual, em hora determinada ou pontualmente, em caso de emergência.

< 2 semanas 2 a 4 semanas > 4 semanas

A nível local, podem contactar todos os professores, fazer uma tele-reunião e começar, já, a preparar um horário de resposta a dúvidas sobre a matéria, e até aulas, nas rádios locais. Contactem igualmente as rádios, de modo a inquirir sobre a disponibilidade destas, e sobre as suas possibilidades e limites de adaptação.