×
Ideia i-459, versão 1

Fabrico de ventiladores não convencionais - criar reserva para período mais crítico

Fabrico de Ventiladores não convencionais para uso em situação de emergência e sobrecarga do sistema de saúde- com todos os ventiladores ocupados
Ideia de Alykhan S Ideia de em ‎25/03/2020 21:57
Utilizadores anónimos não podem votar. Por favor, entre ou registe-se.
Quer ajudar Alykhan S a melhorar esta ideia?
discutir esta ideia
0
Contribuições significativas
Estatísticas da ideia
32
Visitas
4
Partilhas
Descrição

Fabricar ventiladores ‘alternativos’ à semelhança do que está a acontecer em Itália.

É inevitável que cheguemos a um ponto em que os ventiladores existentes (apesar das várias ofertas e compras anunciadas) serão insuficientes. Esta ideia visa reduzir AO MÍNIMO em Portugal o dilema a que se assiste diariamente em Itália e Espanha “escolher quem vive ou morre”, conforme já referiu o Bastonário da Ordem dos Médicos.

Em Itália já se fabricaram (,usaram e continuam a usar) com sucesso ventiladores feitos a partir de máscaras de mergulho da Decathlon E peças impressas em impressora 3D.

Abaixo disponibilizo o link onde o processo de fabrico se encontra descrito pelos pioneiros italianos.

Será necessário montar uma equipa de: engenheiros mecânicos, empresas de impressão 3D, médico pneumologista que saiba trabalhar com ventiladores convencionais (para validar funcionamento do produto montado)

Esta é uma MÁSCARA DE EMERGÊNCIA- a usar em último recurso numa situação de sobrecarga do SNS em que todos os ventiladores estejam já a ser usados.

https://www.isinnova.it/easy-covid19-eng/

Fabrico de Ventiladores não convencionais para uso em situação de emergência e sobrecarga do sistema de saúde- com todos os ventiladores ocupados. Cria-se um stock de equipamentos não convencionais, mas perfeitamente funcionais - com um custo muito inferior ao de um ventilador convencional e, portanto, de fácil produção em quantidade. Estes poderão ser usados em último recurso, em pacientes que aceitem utiliza-lo apesar de não estar certificado, poupando ao máximo o dilema de “escolher quem vive ou morre”.

< 2 semanas 2 a 4 semanas > 4 semanas

Contribuição de Engenheiro Mecânico, empresa de impressão 3D e médico pneumologista que saiba usar ventiladores convencionais. Em conjunto poderão (1) interpretar o funcionamos do equipamento a produzir (2) produzir a adaptação necessária e cujo modelo CAD está disponível pelos inventores do equipamento (3) validação do funcionamento do 1o equipamento produzido (4) produção de vários conjuntos

Anexos