Ajudar as famílias a escolher e instalar um computador por menos de 50 euros, onde as crianças possam estudar remotamente
Pretende-se de uma forma simples ajudar as famílias a poderem escolher um computador muito barato para as crianças poderem estudar de forma remota. Actualmente existem alternativas de computadores que serviriam para esta função por cerca de 50 euros.
A ajuda deve compreeender os seguintes aspectos:
1) Mini Site com:
- recomendaçao de 2 modelos e onde comprá-los (um modelo melhor, tal como o Raspberry Pi (50 Eur); outro modelo mais barato <30eur)
Edit: o Filipe sugeriu analisar se um dos modelos poderia ser o Magalhaes pois devem existir milhares de Magalhães encostados que poderiam ser doados.
- tutorials com instruções para configuração e instalação desses 2 modelos
2) plataforma para anunciar quem esteja disponivel para doar ratos, teclados ou monitores, por cidade/zona do país e se possa combinar essa oferta de forma directa entre quem dá e quem recebe
Edit: já existe uma iniciativa http://studentkeep.org/ que abrange a plataforma da doação, embora nao seja numa perspectiva de transacção directa. Continua a faltar uma página web que ajude as famílias que queiram adquirir um computador super barato
Tudo indica que o período de aulas continuará a ser em modo remoto durante bastante tempo porém há muitas famílias que não têm um computador para cada criança.
Estas desigualdades económicas entre famílias irão ainda agravar mais o fosso de oportunidades e de igualdade da sociedade.
< 2 semanas | 2 a 4 semanas | > 4 semanas |
---|---|---|
Precisamos que um grupo de voluntários: informáticos, amantes de tecnologia, estudantes de informática ou electrotecnia, etc, se organize p.e. através de um Slack e construa/implemente:
1) Mini Site com informação
2) Plataforma de doações
O ideal para o movimento germinar seria um uma estrutura já existente, como p.e. um Nucleo de Estudantes Universitário de um curso de I.T. ou algo relacionado agarrar nisto, criar um Slack e lançar a faísca.
No Slack, sugiro que os voluntários sejam divididos em equipas:
-criação do site
-criação da plataforma de doações
-escolha de 2 modelos e onde comprá-los
-criaçao de tutoriais (e quem sabe ficheiros de autoconfiguração)
Precisamos também que se identifique um domínio/url disponível para suportar este projecto.