×
Ideia i-705, versão 1

Economia circular e crianças sem computadores e/ou net

Procurar resolver dois problemas em simultâneo: Existências de muitas crianças que não têm, em casa ou nas instituições em que se inserem, acesso a computadores e/ou internet. Procurar dar uso a equipamentos em fim de vida, que ainda possam ser utilizados. Acesso a net por apoio de empresas.
Ideia de Ana Pires Cutileiro Ideia de em ‎05/04/2020 13:39
Utilizadores anónimos não podem votar. Por favor, entre ou registe-se.
0
Contribuições significativas
Duplicada Esta ideia foi marcada como demasiado semelhante. Participemos todos nesta:  Ajudar as famílias a escolher e instalar um computador por menos de 50 euros, onde as crianças possam estudar remotamente
Estatísticas da ideia
10
Visitas
3
Partilhas
Descrição

Por um lado, empresas têm nas suas instalações equipamentos informáticos que já não utilizam nas suas atividades pelas exigências muitas vezes significativas a essas máquinas, mas que ainda podem ser utilizados como PCs domésticos. Por outro, existem muitas crianças sem acesso a estes equipamentos. A melhor forma de implementar esta solução será por criação de plataforma / App ou utilização de sistemas similares já disponíveis que ajude a cruzar as duas necessidades, permitindo a inscrição de quem necessita e de quem tem disponibilidade de meios. A validação / priorização das necessidades poderia ser feita com o apoio das escolas, pois muitas delas já estão a solicitar essa informação para ajudar na preparação do 3.º trimestre . Poderia ser criado um projeto piloto. Estou disponível para colaborar pois a escola onde os meus filhos se inserem tem uma comunidade grande de alunos, já está a fazer este levantamento e tem muitos alunos com situações económicas desfavorecidas (incluindo crianças institucionalizadas). As empresas que disponham de equipamentos podem-se inscrever na plataforma / App e depois de identificada necessidade, proceder à entrega dos bens, por exemplo, através das suas bolsas de voluntariados e /  ou apoio das próprias escolas / pessoas interessadas. Quanto ao acesso à net, as empresas fornecedores destes serviços teriam, também acesso a App / plataforma e depois de criarem mecanismo de validação da necessidade poderiam disponibilizar esse serviço de forma gratuita no âmbito dos seus projetos de responsabilidade social. O prazo que refiro seria para um projeto piloto mas esta é uma necessidade premente para concretização do 3º período ou parte deste.

Resolve o acesso a computadores e internet de crianças desfavorecidas e diminuição dos resíduos produzidos de equipamentos elétricos e eletrónicos

< 2 semanas 2 a 4 semanas > 4 semanas

Essencialmente apoio na validação da aplicação / App que poderia ser utilizada, mecanismo de divulgação junto de empresas (marketing da ideia) e mecanismo de validação das necessidades (além do sugerido)