Como usar gamificação para encorajar o auto-isolamento e diminuir a necessidade de sair à rua e ter interações presenciais?

Segundo as autoridades de saúde, o auto-isolamento é a estratégia mais eficaz para reduzir a transmissão do vírus covid-19. Todavia o isolamento social é uma grande mudança no dia-a-dia das pessoas e por essa razão pode ser difícil de concretizar. Que conceitos de gamificação podem ser usados para encorajar o auto-isolamento e reduzir a necessidade de interações presenciais? 
Desafio encerrado em
‎18/04/2020 23:59
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Gerido por Covid.pt
lançado em ‎16/03/2020 00:00
Detalhes do desafio:

Objectivo do desafio

Encorajar o auto-isolamento e diminuir a necessidade de interações presenciais, através de gamificação.

Enquadramento e estado actual

A recomendação da DGS para diminuir a propagação do vírus é praticar o auto-isolamento, evitando sair à rua e ter contacto com outras pessoas durante os próximos tempos.
Diferentes motivos levam as pessoas a contrariar esta recomendação, tais como: necessidade de interações sociais e entretenimento, desinformação em relação à gravidade da pandemia, confundir quarentena com férias, ou tarefas quotidianas como ir às compras, entre outros.

O grande desafio aqui é: Como podemos ajudar e premiar as pessoas a praticarem o auto-isolamento enquanto dão resposta às suas necessidades de socialização?

Impactos que queremos criar

Promover o auto-isolamento, torná-lo mais fácil e consequentemente reduzir o contágio do vírus na população.

De que tipo de ideias estamos à procura

Acreditamos que uma das formas que pode ajudar a encorajar o auto-isolamento é a gamificação.
A gamificação é o conceito de incorporar elementos de jogos em tarefas e atividades do dia-a-dia, de forma a ensinar, persuadir e motivar comportamentos no mundo real.

Exemplos destes elementos são: desafios, missões, progresso, pontos, níveis, recompensas, quadros de honra (leaderboards), medalhas ou prémios, entre outros.

Por exemplo:

  • Desafios que permitem aos utilizadores ganhar pontos e subir de nível, como por exemplo: “Combina um jantar por vídeo com os teus amigos e ganha x pontos por cada amigo.”, ou “Faz as tuas compras online em vez de ires à loja local e ganha x pontos”
  • Fica a saber o número de pessoas que estás a salvar ou a infectar por cada ação, por exemplo: “Uma ida à praia de Carcavelos é o equivalente a x pessoas infectadas” vs “Uma tarde de jogos com os teus amigos online é o equivalente a x pessoas salvas”.

De que tipo de ideias não estamos à procura

  • Ideias que não possam ser concretizadas pelas pessoas nas suas casas, utilizando meios tecnológicos básicos como o computador ou smartphone.
  • Ideias que dependam de ação ou aceitação por parte do estado ou outros serviços centrais ou os sobrecarreguem
  • Ideias que dependam de instituições que estão também sobrecarregadas e muitas delas fechadas