Como podemos agir localmente para ajudar os indivíduos/grupos mais frágeis e as pessoas em situação de Sem-Abrigo?

Procuramos soluções para ajudar e melhorar as condições: Daqueles que estão de quarentena em casa nomeadamente os grupos de risco, que não podem sair e que mais precisam de apoio; Daqueles que não tendo uma casa para fazer quarentena se sentem desprotegidos e invisíveis perante a comunidade.
Desafio encerrado em
‎30/04/2020 23:10
Tem uma ideia?
ver desafios a decorrer
Gerido por Covid.pt
lançado em ‎16/03/2020 00:00
Detalhes do desafio:

Objectivo

Criar redes de suporte local a grupos de risco, pessoas em isolamento e outras pessoas que precisem de ajuda como pessoas na situação de sem abrigo, localmente.

Enquadramento

As pessoas infectadas e os grupos de risco devem manter-se em absoluto isolamento, pelo que, se cumprirem essa recomendação, não conseguirão manter-se abastecidas de bens essenciais e medicamentos, cuidar de animais de companhia (cães), fazer pagamentos, etc.

São conhecidos alguns movimentos espontâneo de vizinhos a oferecerem-se para fazer as compras a vizinhos idosos ou com outras limitações.    

As autoridades apelaram à população para se fechar em casa. Muita gente atendeu a esse apelo mas ficaram de fora nas ruas muita gente. Pessoas que no dia a dia são invisíveis aos olhos de muitos de nós. 

Os municípios e algumas associações, as que conseguiram manter-se na rua, tentam colmatar esta situação, com a abertura de centros de acolhimento de forma mais permanente e com a distribuição de comida. 

Existiam pessoas que ajudavam durante o dia com alguma esmola, restaurantes e cafés que davam algo para comer mas que agora estão fechados. 

Impactos que queremos criar

Queremos criar redes locais que garantam esta assistência àqueles que são os grupos mais frágeis neste contexto para que ninguém se sinta verdadeiramente isolado, invisível e sozinho durante este período. Garantir que ninguém fica sem comida, medicamentos, ou outros bens essenciais. O apoio deve poder ser prestado sem pôr em risco os prestadores.

De que tipo de ideias estamos à procura?

Procuramos ideias que: 

  • dependam pouco de tecnologia e aplicações
  • de fácil e rápida implementação
  • de fácil utilização
  • sejam inovadoras
  • sejam focadas neste público-alvo.

De que tipo de ideias "não" estamos à procura?

  • Que requerem um alto nível de investimento
  • Ideias que dependam de ação ou aceitação por parte do estado ou outros serviços centrais ou os sobrecarreguem
  • Ideias que dependam de instituições que estão também sobrecarregadas e muitas delas fechadas
  • Que tenham como principal objetivo o bem estar mental e emocional. Se tens ideias neste âmbito por favor partilha-as no desafio Como podemos ajudar ao bem estar psicológico das pessoas mais isoladas?