Como podemos contribuir para o bem estar psicológico das pessoas em quarentena?
Objectivo
Criar soluções e ferramentas que ajudem as pessoas a manterem o seu bem-estar e a sua saúde mental durante este período em que é necessário estar em isolamento.
Enquadramento
Numa altura em que o distanciamento social é crítico para a saúde de todos, é crítico arranjarmos forma de minimizar os impactos do isolamento ao nível do bem estar psicológico e emocional. Com este desafio queremos criar soluções que nos permitam minimizar uma recessão social.
A solidão tem muitas vezes efeitos secundários como a depressão e o nosso desafio é minimizar os seus impactos. São várias as tipologias e grupos sociais que se encontram em situações de isolamento. Pessoas doentes e saudáveis, contaminadas e não contaminadas, com maior ou menor mobilidade e autonomia, com e sem filhos, em família, em casal e singulares, com e sem aptidão para a tecnologia.
No entanto, todos partilham o desafio de manter e gerir a sua saúde mental durante o período de quarentena que não sabemos sequer quando acaba.
Considerando o que se tem passado pelos países vizinhos, prevê-se que haja uma maior limitação de mobilidade dos cidadãos, o que aumenta a importância deste desafio.
Impactos que queremos criar
Pretende-se que as ideias deste desafio:
- Criem um impacto positivo significativo no ânimo de um ou vários destes grupos sociais ao minimizarem os efeitos do isolamento;
- Ajudem a criar soluções e ferramentas concretas e práticas que qualquer pessoa possa utilizar para melhorar o bem-estar das pessoas destas comunidades;
- Disponibilizem soluções que mobilizem as pessoas com disponibilidade para ajudar a sentirem-se úteis e canalizarem a sua energia;
Este desafio é para ajudar qualquer pessoa enquanto beneficiária, mas também pretendemos ideias para grupos específicos, particularmente os que estão mais vulneráveis a situações de solidão, depressão e ansiedade.
De que tipo de ideias estamos à procura?
É muito importante que as ideias que tenham viabilidade de execução em tempo útil. Os efeitos do isolamento - que não sabemos quanto tempo vai durar - vão-se começar a sentir rapidamente. As ideias podem passar por novas soluções tecnológicas, utilização de soluções tecnológicas existentes ou de outro tipo.
Um exemplo de uma ideia que possa dar resposta a este desafio seria “Criar uma rede de contactos por rua ou prédio suportada por uma plataforma tecnológica”..
Outro exemplo são ideias específicas para um grupo, como por exemplo “Criar grupos de voluntários que por turnos ligam a pessoas que estão a viver em solidão por estarem em isolamento”.
De que tipo de ideias "não" estamos à procura?
- Por exemplo “Fazer exercício em casa” ou “Jogar jogos online”. Este tipo de ideias, podendo ter valor, não são adequadas para responder a este desafio pois são sugestões de actividades que as pessoas por si só podem fazer e não ideias que requeiram colaboração e recursos para o seu desenvolvimento.
- Ideias que dependam de ação ou aceitação por parte do estado ou outros serviços centrais ou os sobrecarreguem
- Ideias que dependam de instituições que estão também sobrecarregadas e muitas delas fechadas