Como podemos ajudar os trabalhadores independentes?
Objectivo
Encontrar formas de ajudar trabalhadores independentes que possam ter dificuldades em manter as suas actividades profissionais e que, consequentemente, irão baixar os seus rendimentos.
Enquadramento
Muitos trabalhadores independentes não têm forma de garantir os seus rendimentos. Não tendo entidade patronal e estando impedidos de trabalhar, ficam completamente desprotegidos, porém têm que manter o pagamento das suas despesas.
Alguns deles podem apenas não ter os meios ou o domínio das ferramentas necessárias para que mantenham a sua actividade profissional. Em muitos casos, podemos ajudá-los a continuar a trabalhar para evitar uma situação financeira complicada.
Impactos que queremos criar
Queremos identificar casos de trabalhadores independentes que precisem de ajuda para manter a sua actividade profissional estando em quarentena. Perceber que ferramentas necessitam, se precisam de ajuda para usá-las e dar-lhes apoio nesta nova forma de trabalhar.
De que tipo de ideias estamos à procura?
Ideias de rápida e fácil implementação. De baixo custo. Que seja possível implementar à distância, com recurso a meios ou tecnologias simples, de ampla utilização. Ideias que ajudem a capacitar os trabalhadores independentes para criarem uma nova forma de trabalho para utilizarem durante esta fase.
De que tipo de ideias "não" estamos à procura?
- Não procuramos ideias de grande complexidade, que impliquem dar formação longa, aquisição de equipamento, ou que sejam incompatíveis com a actividade destes profissionais.
- Ideias que dependam de ação ou aceitação por parte do estado ou outros serviços centrais ou os sobrecarreguem
- Ideias que dependam de instituições que estão também sobrecarregadas e muitas delas fechadas
Este desafio foi lançado com base na proposta de desafio da Marta Falcão . Obrigado Marta!