Como podemos facilitar teleconsultas entre profissionais de saúde e a população?
Objectivo do desafio
Criar soluções e ferramentas que ajudem as pessoas a entrar em contacto com profissionais de saúde e obter aconselhamento médico para sintomas e problemas não relacionados com o vírus covid-19.
Enquadramento e estado actual
A primeira linha de contacto de saúde em Portugal - a Linha SNS24 - serve para os cidadãos esclarecerem dúvidas e efetuar uma primeira triagem antes de se dirigirem a clínicas e hospitais.
Neste momento, este serviço está em sobrecarga, não sendo capaz de atender mais de um quarto das chamadas em tempo útil. Esta sobrecarga está a piorar com o aumento do número de casos, deixando muitos utentes sem resposta, incluindo aqueles que necessitam de atendimento de outras especialidades.
Considerando que esta é a única linha de contacto oficial em Portugal, a teleconsulta poderá oferecer uma opção para as pessoas consultarem um médico e obterem assistência, diminuindo a pressão sob o serviço SNS24.
Por exemplo: uma pessoa com sintomas de otite, uma infeção bacteriana ou viral que se desenvolve no ouvido, poderá obter um diagnóstico e receita sem necessidade de ligar para o SNS24 ou se deslocar a um consultório.
Impactos que queremos criar
Pretende-se com as ideias deste desafio:
- Aumentar o número de profissionais de saúde disponíveis para teleconsulta
- Facilitar a descoberta e acesso aos profissionais de saúde, por parte dos utentes
- Aumentar o número de utentes que recebem apoio, em tempo útil
- Diminuir a pressão sob o serviço SNS24
De que tipo de ideias estamos à procura
É muito importante que as ideias que tenham viabilidade de execução em tempo útil. Os efeitos do isolamento - que não sabemos quanto tempo vai durar - vão-se começar a sentir rapidamente. As ideias podem passar por novas soluções tecnológicas, utilização de soluções tecnológicas existentes ou de outro tipo.
Exemplos de ideias que possam dar resposta a este desafio seriam:
Criar uma plataforma simples para registo de especialistas de saúde, acessível a todos, possibilitando a teleconsulta através de tecnologias já existentes (vídeo, áudio e texto)
De que tipo de ideias não estamos à procura
- Ideias que necessitem de um alto nível de investimento
- Mais do que 2 semanas de implementação
- Criação de novas tecnologias que já existam no mercado.
- Ideias que dependam de ação ou aceitação por parte do estado ou outros serviços centrais ou os sobrecarreguem
- Ideias que dependam de instituições que estão também sobrecarregadas e muitas delas fechadas